A definição de fulfillment, na tradução literal mais comum, significa “cumprimento”. Com o crescimento do e-commerce no Brasil nos últimos anos e a tendência ainda maior ocasionada pela propagação da pandemia da COVID-19 e a mudança nos hábitos dos consumidores, esse termo tem ganhado cada vez mais destaque. Isso porque, como os hábitos do público alvo e o meio digital têm mudado, é necessário também mudar os processos e estratégias para o alcance de resultados cada vez mais eficientes.
Pensando nisso, leia até o final para entender o que é o fulfillment e como ele pode ajudar nas operações de logística do seu e-commerce.
O que é e sua importância
Basicamente, o fulfillment funciona como uma estratégia que integra todas as etapas do funcionamento logístico de uma loja virtual, do momento em que cliente realiza sua compra até o momento onde se coleta feedbacks acerca da experiência vivida. Cada vez mais o consumidor moderno exige alta qualidade na prestação do serviço, podendo até mesmo estar disposto a pagar mais desde que tenha uma excelente experiência. O propósito do fulfillment é justamente garantir essa máxima satisfação do cliente e consequentemente, fidelizá-lo.
Como já citado anteriormente é fundamental que haja uma integração de todos os setores: o marketing e a atração de clientes, o atendimento e o bom relacionamento com os mesmos, a tecnologia e a busca por soluções inovadoras e claro, a logística com o processo de entrega. Com isso, o processo de fulfillment abrange as atividades de recebimento de pedidos, armazenamento e controle de estoque (geralmente em um centro de distribuição), a própria distribuição e logística da operação, o acompanhamento das entregas por meio de dashboards, o relacionamento com o cliente, a logística reversa e, por fim, os feedbacks ao final.
Principalmente com a evolução do e-commerce e o aumento da demanda, torna-se cada vez mais difícil para o empreendedor conseguir administrar todas as etapas do negócio, sobretudo quando consideramos custos com a armazenagem dos produtos, o manuseio e preparação necessários, o transporte até o cliente e o mais importante: se ater ao prazo de entrega. Para isso, o fulfillment se torna um aliado nos negócios e demonstra sua extrema importância para otimizações, economia de custos e pontualidade nas entregas.
Terceirização do fulfillment
Para um melhor funcionamento e otimização do processo logístico, pode ser que diversos empreendedores optem pela terceirização do fulfillment, confiando a empresas especialistas no mercado a gestão desse processo.
Essa opção pode resultar em diversos benefícios para aloja virtual, tendo em vista que permite um maior foco em seu serviço principal, eliminando custos relacionados a estrutura física e mão de obra. Isso acaba permitindo uma especialização da empresa e maior eficiência no seu serviço.