#ecommerce #logistica #fulfillment

COMO DIMINUIR O ABANDONO DE CARRINHO NO E-COMMERCE?

Quem tem algum tipo de comércio online conhece muito bem, ou, pelo menos, deveria conhecer, um dos maiores terrores dessa modalidade: o abandono de carrinhos. O impacto deles é gigantesco. Afinal, acabam sendo vendas em potencial, que por algum motivo acabam não indo para frente, e quem sai prejudicado é justamente o seu negócio.

Estudos indicam que, no Brasil, a média de abandono de carrinhos é de aproximadamente 82%. Isso significa que de cada 100 pessoas que chegam a acessar a página da sua loja, e colocar alguns produtos no carrinho online, 82 não irão adiante com a compra, e apenas 18 serão convertidas em compras reais.

Neste cenário, existe um grande potencial de vendas e. portanto, de lucros desperdiçados, e por isso se torna tão importante ter uma ideia do quão grande é o impacto que esses abandonos podem ter nas finanças da sua empresa. Estimativas mostram, por exemplo, casos de empresas de comércio de eletrônicos perdendo aproximadamente US$18 milhões por ano em função do abandono de carrinhos.

Mas por que os clientes não dão sequência às compras?

Existem diversas questões que travam as suas vendas online. Dentre elas, questões como a necessidade de se cadastrar no site, ou o excesso de procedimentos até a conclusão da compra. Além disso, o uso de muitas perguntas com a fim de conhecer bem o perfil do comprador se mostra como uma barreira. Hoje em dia as pessoas buscam soluções rápidas e práticas para efetuar a compra, e essa burocracia acaba o desincentivando. Questões relacionadas ao funcionamento do seu site, como a transparência nos preços, e a falta de segurança na página também influenciam na experiência de compra do consumidor.

Um último elemento, mas que acaba sendo apontado como um dos mais importantes na perda de vendas online, é o valor do frete. Afinal muitas vezes o valor elevado de um frete, somado ao valor do produto, pode resultar em um preço fora do orçamento do cliente, ou que simplesmente, deixa de compensar. Além disso, dependendo do seu segmento, ter opções mais caras, porém mais rápidas de entrega, pode ser muito importante e necessário para evitar desistências.

Quais estratégias adotar para reduzir essa estatística?

• Frete e prazos de entrega

• Os fretes tem um grande peso e impacto sobre compras online, portanto oferecer um frete grátis, ou terceirizar o fulfillment com a CrossDo para oferecer um prazo de entrega menor, é uma ótima opção!
  • Cadastros e informações

• Ninguém gosta de burocracia, principalmente na hora de fazer uma compra online, portanto deixe o processo de compra o mais simples possível, retirando o cadastro obrigatório por exemplo, e optando por cadastros pelas redes sociais para agilizar.

Enfim, o abandono de carrinhos é um grande problema para todos os e-commerces em qualquer lugar no mundo, mas saber lidar com ele pode resultar em grandes ganhos de renda. Retirar barreiras, questionários e outras burocracias é importante, além de otimizar o site e planejar promoções para compensar o frete.

Precisa de uma solução customizada?