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As etapas do fulfillment no e-commerce

Agora que você já entendeu um pouco o que é o fulfillment e a importância para o seu e-commerce, vamos discutir como funciona o fulfillment e quais são as etapas que fazem parte desse processo, destacando a relevância de cada uma.

Podemos considerar que há 6 etapas fundamentais que compõem o processo de fulfillment, permitindo o seu bom funcionamento e diversos benefícios a quem opte por adotá-lo no seu negócio.

Vamos então revisar cada uma delas e entender o seu papel no processo como um todo.

1. Recebimento

Essa etapa consiste no pontapé inicial do processo e diz respeito ao recebimento e estocagem dos produtos. Quando se trata de um processo logístico tradicional, o responsável pelo negócio recebe os produtos de seu fornecedor em seu endereço e realiza a expedição a algum centro de distribuição, para que ocorra a entrega ao consumidor final.

No entanto, caso o processo seja terceirizado, o recebimento dos produtos é realizado pela própria empresa prestadora do serviço. Isso significa que ao invés de enfrentar todos os obstáculos decorrentes dessa etapa, o empreendedor pode optar por deixá-lo nas mãos da empresa especialista no assunto. Com isso, os produtos vindos do fornecedor são recebidos muitas vezes diretamente no espaço físico da própria empresa contratada.

2. Armazenamento dos produtos

Após o recebimento dos produtos no centro de fulfillment, é fundamental que haja o correto armazenamento dos mesmos.

A correta estocagem dessas unidades é de fundamental importância no processo, tendo em vista que a organização e eficiência decorrentes desse correto armazenamento resultam na otimização da etapa e do processo como um todo.

Principalmente quando há um grande fluxo e alto volume de vendas, os empreendedores do e-commerce podem enxergar a vantagem de um lugar organizado e de fácil acesso e obter benefícios ainda maiores na contratação de empresas que possuem um know-how assertivo.

3. Recebimento do pedido

Com os produtos devidamente armazenados e organizados, cabe esperar o contínuo funcionamento da loja virtual ou marketplace e a realização de uma venda. Com a compra efetuada, o centro de fulfillment recebe uma notificação indicando a venda e a partir daí começam os preparativos para a preparação e expedição do pedido.

4. Separação do pedido

É claro que todas as etapas são de fundamental importância para a eficiência do fulfillment, mas após o processamento do pedido é essencial que haja o dobro de cuidado e atenção.

Isso porque uma vez o pedido sendo efetuado, ocorre a separação do produto solicitado. Essa separação é feita pelo profissional após a localização no estoque e demanda grande organização para que não ocorra erros como mercadoria trocada ou incompleta.

5. Preparação do pedido

Nessa etapa que segue à separação dos produtos adquiridos, é demandada a correta embalagem do mesmo. Além da embalagem, diversos outros complementos necessários podem ser solicitados para que a mercadoria seja entregue intacta e nas melhores condições possíveis.

6. Expedição

Por fim, estando todas as etapas anteriores completas, o produto já pode ser despachado rumo ao consumidor final.

Como o vendedor deve garantir a realização da entrega dentro do prazo estipulado, uma boa opção é contar com o centro de fulfillment. Isso porque é uma boa estratégia para que a mercadoria chegue da melhor forma possível e garanta a satisfação e fidelização do cliente.

A importância do fulfillment

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as etapas da operação de fulfillment, fica fácil perceber o porquê todas elas devem ser integradas e a relevância de funcionarem de maneira eficiente.

Durante todo o processo esteja atento às demandas do seu cliente e busque saciá-las da melhor forma possível. Busque sempre otimizar o seu negócio e deixá-lo ainda mais atraente para a fidelização de seus clientes e a atração de mais consumidores. No cenário atual não basta oferecer somente preços baixos, pois o consumidor moderno está cada vez mais interessado também na qualidade e excelência da sua experiência. É por isso que se deve operar de maneira inteligente e eficaz, buscando sempre a maior redução de custos e tempo possíveis.

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